:: Espaço Jovem

VOCÊ É ÚNICO./A

Você é único/a.

Sua presença é um presente para o mundo.
Você é único. E só há um igual a você.
Sua vida pode ser o que você quer que ela seja.
Viva os dias, apenas um de cada vez.
Conte suas bênçãos, não seus problemas.
Você os superará venha o que vier.
Dentro de você há muitas respostas.
Compreenda, tenha coragem, seja forte.
Não coloque limites em si mesmo.
Muitos sonhos estão esperando para serem realizados.
As decisões são muito importantes para serem deixadas ao acaso.
Alcance seu máximo, seu melhor e seu prêmio.
Nada consome mais energia do que a preocupação.
Quanto mais tempo se carrega um problema, mais pesado ele fica.
Não leve as coisas tão a sério.
Lembre-se que um pouco de amor dura muito.
Lembre-se muito disso: dura para sempre.
Lembre-se que a amizade é um investimento sábio.
Os tesouros da vida são todas as pessoas.
Perceba que nunca é tarde demais.
Faça coisas simples de uma forma simples.
Tenha saúde, esperança e felicidade.
Encontre tempo para Deus, e lembre-se que Ele é quem te ergue e fortalece.
E nunca esqueça, o quanto você é especial.


21/08/2010 - 21:11:30

VOCAÇÃO: AMOR FEITO SERVIÇO.

Vocação: Amor feito Serviço

“Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda humanidade”. (Mc 16,15)

A Igreja, enquanto povo de Deus, é comunidade a serviço do Reino, continuadora da missão libertadora de Cristo, que se encarna em realidades históricas e culturais. “A Igreja existe para Evangelizar”. (EN 14)
Toda pessoa é chamada a seguir Jesus como discípulo/a, estar com Ele e formar comunidade. “Vem e Segue-me” (Mc 10,21). É enviada para, com Ele, trabalhar na missão do anúncio da Boa Nova de Deus. “Ide e anunciai” (Mc 16,15).
Num mundo dilacerado pelo egoísmo e pela injustiça, o chamado a ser missionário/a, discípulo/a se traduz no empenho em favor da promoção da vida dos mais fracos, da superação das desigualdades e a busca da comunhão entre todas as pessoas e com o cosmo.
Ser discípulo/a, no seguimento de Jesus, é ter: amor serviço, responsabilidade com a vida, comprometimento com a justiça que gera as condições de vida digna para toda a criação de Deus, um amor semelhante ao que Ele sente por nós. É apaixonar-se pela vida. Descobrir a felicidade de servir.
É do espírito de corresponsabilidade que brota a criatividade, levando as pessoas a assumir atividades para manter viva a esperança na construção de uma sociedade justa, solidária e igualitária.
“Se vocês compreenderem isso, serão felizes se o puserem em prática” (Jo13,17).
Portanto, assumir a própria vocação é colocar-se a serviço da comunidade com entusiasmo e liberdade. É missão do/a discípulo/a a transformação da realidade pelo anúncio, denúncia e testemunho. É florescer onde Deus o/a plantou.
SAVI (Serviço de Animação Vocacional).
28/01/2010 - 14:09:38

MADRE MARIA TEODORA, MULHER E RELIGIOSA QUE VIVEU A HUMILDADE EM SUA VIDA.

MADRE MARIA TEODORA VOIRON, MULHER E RELIGIOSA QUE VIVEU A HUMILDADE EM SUA VIDA.
“Madre Maria Teodora era uma pessoa que irradiava muita simpatia. Quem a conheceu dizia que possuía fronte alta e larga, olhar penetrante, inteligência clara, memória feliz e espírito reto e prático. Graças às lições de sua virtuosa mãe, atribuía essas qualidades ao Criador. Aprendera, desde pequena, que a humildade sincera não nos pede que ocultemos os dons divinos.
Madre Maria Teodora possuía um temperamento vivo, enérgico e custava-lhe refrear o seu gênio, conter um movimento impulsivo diante de uma irregularidade. Foi, portanto, com esforço contínuo que ela conseguiu conquistar o tesouro da humildade. Quantas vezes uma palavra ou um gesto lhe valeram preces de arrependimento e exercício de humildade.
Numa ocasião, beijou a mão de uma Irmã com quem fora muito rigorosa, dizendo-lhe: “Fui muito severa com minha Irmã, perdoe-me”. “Até mesmo no seu leito de doente, em meio a atrozes sofrimentos, ao lhe escapar um ato de impaciência, era com o mesmo gesto que pedia desculpas à Irmã enfermeira”.
Quando ainda Noviça, Madre Maria Teodora fora encarregada de uma classe infantil. Um dos pequeninos aproximou-se da lareira e o fogo se comunicou às vestes da criança. Madre Maria Teodora a salvou. Muitos anos depois, numa viagem, um rico comerciante, após se apresentar a ela, contou-lhe o fato dizendo que desejava muito conhecer a Irmã que o Havia salvo das chamas, pois nunca mais a vira. Ela sentiu ímpetos de se dar a conhecer, mas calou-se, porque tinha como lema: “Façamos o maior bem que pudermos, mas da maneira mais oculta.”
Eis o que várias pessoas testemunharam no Documento enviado à Santa Sé:
1. “Sentiam-na num profundo recolhimento, procurando se apagar... Nunca falava de sí mesma, nem do que fazia, era tão humilde, tão silenciosa!... Era simples, muito simples”.
2. “Constatávamos que em todas as coisas ela queria passar como qualquer outra Irmã”.
3. “Era muito humilde; notava-se seu espírito de humildade no modo de falar e em suas maneiras”.
4. Padre Alvarenga assim se expressou: “Ela foi grande porque soube ser pequena”.
5. Dom Filippo disse: “Quanta santidade escondida sob tanta humildade! Jamais vi alguém assim”.
Madre Maria Teodora Voiron, em sua Vida Religiosa, buscava motivação para viver a humildade meditando Filipenses, capítulo 2, que nos apresenta Cristo como Modelo de humildade. Sendo Jesus da mesma condição de Deus, Ele se apresentou, entre nós, como um simples homem. Abriu mão de qualquer privilégio, até mesmo da boa fama, e tornou-se um homem que obedeceu a Deus e serviu as pessoas. Contemplar o Cristo que se encarnou por nosso amor, se aniquilou, padeceu e morreu por amor e, também por amor ressuscitou, a ajudava a vencer os momentos difíceis pelos quais passou: intrigas, calúnias e até perseguições.
Sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus a levava a rezar continuamente: “Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.
Madre Maria Teodora ensina-nos a viver a humildade em nossa vida.

Bibliografia: O caminho da vida – 1ª parte - Processo de Beatificação e Canonização de Maria Theodora Voiron. – Editora Ave Maria.
Uma história que fala ao coração – Irmã M. de Lourdes Magalhães de Toledo, I.S.J. – Real Graf.
Uma vida de fé – Olivia Sebastiana Silva. – Editora Ave Maria.

23/01/2010 - 21:34:22

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL.

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL.
“Vocês são a luz do mundo! Brilhe a luz de vocês diante das pessoas, para que vendo suas boas obras elas glorifiquem o Pai de vocês que está no céu.” (Mt 5,14.16).
Toda vocação nasce do coração da Trindade.
A espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo é uma espiritualidade de eleição através da qual a pessoa sente-se amada e querida pela Trindade, nascendo desta experiência uma grande paixão por Deus e pela humanidade (Doc. II CV, nº 23).
Deus chama à vida e, cabe a pessoa, livremente, escolher o modo de viver esta vida. É da experiência de comunhão com a Trindade que se tem força para assumir o chamado seja ele à vida de solteira/o, à vida matrimonial, à vida consagrada ou à vida sacerdotal.
Vida de Solteira/o – por sua vocação se situa no mundo, agindo à luz da Palavra de Deus procurando levar o Espírito Evangélico a todas as realidades.
Vida Matrimonial – é a vocação de quem escolhe viver o amor a dois. Simboliza e realiza o amor de Deus à humanidade. A família é evangelizadora do meio em que vive trazendo presente o Reino de Deus.
Vida Consagrada – a vocação à vida consagrada é resposta ao convite de viver a partilha dos bens, o amor sem exclusividade, a consagração a um carisma específico numa comunidade de irmãos, irmãs.
Vida Sacerdotal – como ministro ordenado tem por vocação: animar e coordenar a comunidade suscitando, apoiando e incentivando todas as demais vocações. Exerce pela Palavra e pela Eucaristia o serviço da unidade na comunidade como Jesus o Bom Pastor, “dá a vida por suas ovelhas.”
Toda vocação é uma resposta ao amor de Deus vivida de diferentes maneiras realizando o Projeto de Jesus: buscar e promover o bem comum, defender a dignidade dos direitos do ser humano, proteger especialmente os mais fracos e necessitados e lutar pela justiça, solidariedade, unidade e paz.

SAVI (Serviço de Animação Vocacional Inter).


13/08/2009 - 22:23:23

A CARTA DE DEUS

A CARTA DE DEUS.

Você é um ser humano. É um milagre. E é forte, capaz, inteligente, cheia/o de talentos. Entusiasme-se com eles. Reconheça isso. Encontre-se consigo mesma/o. Aceite-se.

Anime-se. Pense que a partir deste momento você pode mudar sua vida para melhor. Isso se você assim o quiser, se programar, e se encher de entusiasmo para alcançar. E, sobretudo, se perceber toda felicidade que pode conseguir, somente pelo fato de desejá-la.

Você é a minha maior criação. É o meu maior milagre. Não tenha medo de começar uma vida nova. Não se lamente nunca. Não se queixe. Não se atormente. Não se deprima.

Como pode temer se é meu milagre? Você está dotada/o de poderes desconhecidos para todas as criaturas do universo. Você é ÚNICA/O. Ninguém é igual a você. Só você pode escolher o caminho para a felicidade. Eu a/o fiz perfeita/o para você aproveitar sua capacidade e não para destruí-la.

Eu lhe dei o poder de pensar e o poder de imaginar,
o de amar e o de criar,
o de rir e o de falar,
o da vontade e o de escolher o melhor.

Eu lhe dei o poder de rezar... e com o poder de escolher seu próprio destino, usando sua vontade eu a/o coloquei acima dos Anjos.

O que você tem feito dessa imensa força?
Use sabiamente seus poderes.

Faça a opção de amar em vez de odiar. Rir e não chorar. Criar e não destruir. Escolher perseverar em vez de renunciar. Elogiar e não criticar, dar em vez de tirar. Agir, e não adiar. Bendizer e não renegar. Escolha dar graças em vez de blasfemar. Escolha viver, em vez de morrer miseravelmente à margem da verdade... Aprenda a sentir minha presença em cada ato de sua vida. Cresça cada dia em otimismo e esperança. Abandone os seus medos e os sentimentos negativos.

Eu sou a LUZ e estou sempre com você. Chame-me. Busque-me. Lembre-se de Mim. Vivo em você desde sempre amando-a/o e se você vem a Mim encontrará o amor e a paz com que tanto sonha.

Tente tornar-se simples, inocente, generosa/o, doador/a, descubra sua capacidade de se maravilhar com a Criação e sinta-se humana/o... porque só você pode compreender uma lágrima ou a dor, você pode conhecer o AMOR.

Lembre-se de que você é meu milagre destinada/o a ser feliz, com misericórdia, com piedade, com alegria, para que este mundo por onde você passa seja digno de você.

E se você é meu milagre, use seus dons, transforme a escuridão em luz, modifique o lugar onde você vive, transmitindo às pessoas, esperança, alegria e otimismo e faça-o sem temor porque ESTOU COM VOCÊ.



PROMETE A VOCÊ MESMA/O:

• Ser tão forte que nada possa prejudicar sua paz.

• Falar de Saúde, Felicidade, Prosperidade, com cada pessoa que encontra.


• Fazer sentir a suas/seus amigas/os que há algo maravilhoso dentro delas/deles.

• Olhar o lado bom das coisas e converter Otimismo em realidade.


• Pensar sempre o melhor, trabalhar só para o melhor e esperar só o melhor.

• Estar tão entusiasmada/o com os triunfos dos outros como está com os seus.


• Esquecer os erros do passado e ir a busca dos acertos futuros.

• Ter sempre um rosto alegre e sempre dar um sorriso a cada criatura vivente que encontre.


• Investir tanto tempo em seu progresso pessoal que não lhe sobre tempo para criticar os outros.

• Ser demasiada/o Livre para preocupar-se, demasiada/o Nobre para aborrecer-se, demasiada/o Forte para temer e demasiada/o Feliz para permitir a presença de problemas.


“A vida é curta, quebre regras, perdoe rapidamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo.
A vida não pode ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, devemos dançar...”.


05/06/2009 - 21:24:16

Anterior | Próxima