:: Espaço Jovem

Batismo:Dom à Comunidade.

Batismo: Dom à Comunidade.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Noticia aos pobres;e enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.” (Lc 4, 18-19)
Batismo – fonte de todas as vocações, unge, consagra e envia para participar da vocação de Cristo: de anunciar, libertar e proclamar a Boa Nova.
Pelo Batismo, Deus Pai-Mãe nos chama à salvação por meio do seguimento e identificação com Jesus Cristo, a viver a vocação cristã dentro de um povo, através da participação ativa na vida da comunidade.
A vocação cristã é um chamado à liberdade para transcender no amor. É um chamado a ser discípula/o e missionária/o de Cristo para assumir sua proposta transformadora de amor e de justiça.
Ser discípula/o e missionária/o é ser testemunha de esperança no coração do mundo a partir da realidade dos pobres, da vida, da verdade e da fé, (Jo 14,6). É ouvir e anunciar a Palavra de Deus; é celebrar a vida, a realidade; é partilhar o pão; é colocar-se a serviço da comunidade, especialmente dos mais pobres.
A vocação cristã nos desafia a viver como dom à comunidade, a realizar o Projeto de Jesus que é cuidar, amar, restaurar a vida; trabalhar para criar um mundo justo e solidário onde cada pessoa seja reconhecida em sua dignidade de filha/o de Deus.
O chamado de Deus para a vocação cristã nos compromete a uma resposta ativa no serviço à comunidade. A viver o mandamento de Jesus: “Amai-vos umas as outras/os. Nisso todas/os reconhecerão que sois minhas/ meus discípulas/os.” (Jo 13,34-35).
Serviço de Animação Vocacional


08/05/2009 - 14:35:42

PAI NOSSO.


PAI NOSSO.


PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, na terra, no sol, no ar, na água, em toda a natureza, no nosso grupo, nas comunidades, em cada um/a de nós.
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME na nossa oração, na nossa ação, no compromisso com a vida e a esperança dos jovens.
VENHA A NÓS O VOSSO REINO de mulheres e homens novos, evangelizados e evangelizadores, discípulos e missionários.
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE de que nós, jovens e todos os cristãos comprometidos, sejamos construtores de novas relações no trabalho, na escola, no lazer, na família, na igreja e em toda a nossa cultura.
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, na caminhada de nossas famílias, de nossos grupos e de nossa comunidade.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE porque quereis a Vida Plena, conseguida quando se mata a fome de pão, de justiça.
PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS quando deixamos de atingir outros jovens de nossa comunidade.
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO de acreditar em outros deuses que não seja o DEUS DA VIDA.
MAS LIVRAI-NOS DO MAL do poder da ganância, da violência, da desigualdade, da morte, e fazei-nos, senhor, mulheres e homens novos, construtores da Nova Humanidade, sinal do Reino de Deus.
PORQUE VOSSO É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE. AMÉM.

24/04/2009 - 17:49:16

Deus tem necessidade


DEUS TEM NECESSIDADE. DEUS PRECISOU.

(Adaptado de um Bispo do Vietnam).


Deus precisou de um pai para seu povo:
Ele escolheu um idoso...
Então, Abraão se levanta!
Ele precisou de um porta-voz:
Escolheu um tímido que gaguejava...
Moisés se levanta!
Ele precisou de um chefe para conduzir seu povo:
Ele escolheu o menor, o mais fraco...
Então, Davi se levanta!
Deus precisou de uma fonte de vida para entrar na humanidade:
Ele escolheu uma jovem mulher do seu povo...
Maria se levanta!
Ele precisou de uma sabedoria humilde para guiar seu Filho:
Ele escolheu um homem silencioso e fiel...
Então, José se levanta!
Deus precisou de um rochedo para colocar o edifício:
Ele escolheu um renegado...
Pedro se levanta!
Ele precisou de um rosto para dizer seu amor pela humanidade:
Ele escolheu uma mulher...
Foi Maria de Magdala!
Ele precisou de uma testemunha para gritar sua mensagem:
Ele escolheu um perseguidor...
Foi Paulo de Tarso!
Deus precisou de um homem corajoso para lutar contra a miséria:
Ele escolheu um simples missionário do campo...
Então, João Pedro Médaille se levanta!
Ele precisou de uma mulher arrojada para fazer a vida renascer da cinza:
Escolheu uma mulher retraída e corajosa...
Irmã São João Fontbonne se levanta!

Deus ainda hoje tem necessidade, precisa
De mulheres apaixonadas por seu Filho Jesus Cristo,
De mulheres capazes de levar a Vida, a Justiça, a Paz,
De mulheres disponíveis aos feridos da humanidade...
De mulheres abertas ao Espírito de Comunhão global e dinâmica...
Ele escolheu você...
Mesmo temendo, você pode se levantar?

(Província de Chambéry).

15/04/2009 - 18:06:17

DESCOBRIR A VIDA COMO DOM DE DEUS

Narra o livro do Gênesis: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos...” (Gn 1, 26ss).
O primeiro passo da descoberta de qualquer projeto passa pela identificação da vida como Dom de Deus.
O que é a vida?
Pergunta difícil de responder, porque nela estão englobados muitos mistérios. O mistério de um amor impossível de descrever. Difícil de compreender, mas possível de viver.
Através dos anos vamos descobrindo pessoas que amam sua existência, outras desprezam este tempo de consciência que é posto à sua disposição. Algumas se decepcionam, dizem que viver não vale a pena. Outras ainda estragam, jogam fora, brincam com a existência. Ao nosso redor encontramos de tudo, basta abrir os olhos e verificar.
Se pudermos acompanhar o desenvolvimento de uma criança até chegar à idade adulta, teremos a possibilidade de ver o quanto ela modifica-se com o passar dos anos. Dependendo do ambiente familiar, social, observamos que ela adquire posturas diferentes. Mudanças de pensamentos e momentos de inquietação. Dúvidas aparecem no seu viver. Tudo isso é existir!
Mesmo com todas estas indagações a pergunta permanece: O que é a vida?
Vemos que não basta observar os outros. Outros talvez nos observam e pode ser que digam as mesmas coisas de nós. Gradativamente vamos percebendo que a vida não é apenas respirar, crescer, evoluir, mas encontrar sentido para alguma coisa. Encontrar um espaço. Deus dispõe de todas as coisas de modo ordenado. Colocou o homem com certos privilégios, deu-lhe liberdade de saber conduzir sua existência e sobre tudo o fez à Sua imagem.

PARA PENSAR E REFLETIR

1. Quais seriam os valores do viver?
2. Quais seriam as causas do porquê de muitas pessoas não chegarem a dar sentido a esta obra de amor que é a vida?

Sugestão de Leitura: Gn 1-2

Um caloroso abraço a todos.
São Luiz Gonzaga – Rogai por nós!

Robson José Candiani Mota


30/09/2005 - 15:59:07

Juventude



A juventude é o amanhã da vida. Não é um capítulo separado do restante da existência, nem é o prefácio de um livro. É a premissa de tudo. E a semente de onde brota tudo. É o alicerce sobre o qual deve apoiar-se o grande edifício da vida. Somos nós mesmos, jovens, que estamos preparando nossas vidas para o amanhã. Se à meia-noite olharmos o nascente, porque de lá virá a luz, olharemos por muito tempo e poderemos até pensar que é inútil. Mas se continuarmos insistindo e olharmos uma Segunda vez, uma terceira vez, iremos divisar um raio de luz na alvorada. E todo o panorama circundante se iluminará. Duas coisas foram necessárias: a existência da luz e a perseverança em olhar. Para todas as grandes coisas exigem-se lutas penosas e um preço muito alto. A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades. O homem que morre lutando é um vencedor. Vamos falar nas próximas oportunidades sobre VOCAÇÃO. Não significa que estaremos somente orientando sobre as vocações religiosas para a formação de futuros padres e freiras, como muitas vezes se costuma pensar. Mas iremos falar sobre esta importante etapa em nossas vidas, que é a juventude e o amadurecimento de decisões através de reflexões conscientes. A missão de jovens maduros e conscientes é importante tanto dentro da Igreja quanto fora dela, na sociedade em geral. E é aí que vamos querer chegar. Onde estou? O que faço? Para que sirvo? Essas e outras questões, muitas vezes sem respostas, farão parte do nosso processo de descoberta vocacional.

Até a próxima!
São Luiz Gonzaga – rogai por nós!
Robson José Candiani Mota
13/07/2005 - 13:51:21

Anterior